Missão

Presença

Somos o sindicato da IP!

O STIR é formado exclusivamente por trabalhadores da IP e suas participadas, que conhecem bem a realidade do grupo. Acreditamos que apenas poderemos ser bem-sucedidos estando junto dos trabalhadores, dando suporte e acompanhando individualmente cada situação.


Igualdade

A nossa motivação é a igualdade entre todos os trabalhadores da IP, independentemente da sua origem ou do vínculo contratual.

Entendemos que todos os trabalhadores tem direito a integrar o ACT sem perdas de regalias, como é o caso dos Funcionários Públicos.

Entendemos que trabalhadores a desempenhar as mesmas funções, perante as mesmas situações ou condições devem ter subsídios/ abonos/ retribuições iguais, independentemente da sua origem.

Entendemos que o sistema de carreiras deve definir condições de progressão iguais entre todas as carreiras.

É fundamental uniformizar e clarificar critérios de atribuição de prestações e regalias. Esta é a única forma de garantir um bom ambiente e a produtividade dos trabalhadores de uma mesma empresa.


Proteção

O cenário de desigualdade, congelamento de progressões e, em alguns casos, de recusa de reenquadramento, proporciona as condições ideais para uma acentuada clivagem entre trabalhadores e estruturas dirigentes. É essencial que o STIR assuma um posicionamento claro de proteção aos trabalhadores, intervindo sempre que necessário com assertividade e determinação.

Defendemos que relacionamento interno tem de ser transparente e digno. Todas as interações da empresa com os trabalhadores devem ter por base um comportamento digno e transparente, quer seja através dos seus serviços, quer seja através da hierarquia. A desconsideração e a indisponibilidade são comportamentos abusivos, enquadráveis na definição de assédio constante do artigo 29º do código do trabalho.


Participação

Entre outros princípios e valores, existe um que está intimamente ligado com a criação do STIR, a participação dos seus sócios na tomada das decisões que afetam a sua condição, com base na transparência de informação.

Tirando partido das possibilidades atualmente oferecidas pelas tecnologias de informação, vamos trabalhar no sentido de informar os sócios de todas as interações do STIR com a IP, e envolve-los na tomada de decisão através de um sistema de voto remoto, permitindo caminhar para um sistema de democracia participativa.

É fundamental este compromisso do STIR com os seus sócios, de que todas as propostas da IP ao STIR serão integralmente transmitidas, sendo destes a decisão da sua aceitação. De igual forma todas as propostas que o STIR apresentar à IP, têm origem na discussão e escrutínio de todos os sócios que entendam contribuir.


Sustentabilidade

O Desenvolvimento Sustentável da sociedade em geral, e da empresa em particular, merece o nosso empenho, podendo o STIR contribuir com ideias, campanhas e ações para alcançar uma melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores e para sociedade que nos rodeia. Acreditamos que adoptando comportamentos progressistas em termos ambientais e sociais, bem como implementando ações concretas, teremos um melhor ambiente e uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores desta empresa.

A IP pode e deve constituir-se como um exemplo nacional, na esfera das empresas públicas, de consciência ambiental e intervenção social.


Informação

Todos os trabalhadores têm o direito a estar devidamente informados dos seus direitos e deveres, mas sobretudo esclarecidos das opções que podem tomar.

Defendemos que a informação tem de ser clara e objectiva.

O STIR tem como missão prestar essa informação, após uma análise rigorosa e global de todos os factos.


Trabalho

A concepção de trabalho que defendemos, baseia-se em princípios fundamentais simples, mutuamente benéficos para empresa e trabalhador, com inegáveis impactos positivos na sociedade:

  • Duração e Flexibilidade: Períodos de trabalho mais curtos, limitados a 35 horas semanais, associados a uma maior flexibilidade horária, com maior incidência do trabalho prestado remotamente. Como consequência temos uma melhoria da vida familiar, associada a uma poupança de recursos.
  • Salário Mínimo: Vencimentos mínimos acima do limiar de subsistência, para permitir uma existência condigna, dotando os trabalhadores de capacidade de escolha. Base das carreiras nunca inferior a 825* Euros. O impacto económico positivo do aumento de poder de compra das famílias supera o impacto negativo do aumento da despesa.
  • Carreiras e Mobilidade: Procura activa, por parte da empresa, de formas de motivar os trabalhadores, através do incremento substancial da mobilidade interna, da abolição de barreiras à alteração de carreira, do redesenho das carreiras de forma a que seja sempre garantido atingir 70% do valor máximo, com 40 anos de serviço, reenquadrando os trabalhadores na matriz salarial com base nas suas competências. A melhoria das perspectivas de futuro é uma poderosa ferramenta no aumento da motivação e consequentemente da produtividade.
  • Subsídios: Incorporação dos subsídios no vencimento base, sem diminuição de retribuição liquida. Tendencialmente os subsídios devem ser utilizados apenas nas circunstâncias particulares exigíveis, e não de uma forma generalizada.
* média em Portugal do valor de subsistência por pessoa para um agregado familiar 2+2